Home Notícias Detran-PI alerta para e-mail com informações falsas sobre multas e CNH

Detran-PI alerta para e-mail com informações falsas sobre multas e CNH

Comentários desativados em Detran-PI alerta para e-mail com informações falsas sobre multas e CNH
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) alerta para duas mensagens de emails falsos que estão circulando na internet. O conteúdo trata sobre notificação de autuação de infração de trânsito e perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no prazo de 30 dias após o vencimento, além de pagamento de multa.
Caso receba alguma mensagem do Detran por e-mail, o usuário deve ignorá-la e apagá-la imediatamente, pois o órgão não usa esse meio de comunicação como forma de notificação de qualquer natureza. Todo comunicado do Departamento é feito através de correspondências nominais endereçadas à residência dos usuários por meio dos Correios.
Sobre Renovação de CNH – De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não há prazo para renovar a CNH. Ou seja: o condutor pode renovar o documento a qualquer momento. Todavia, o condutor que tiver a habilitação vencida há mais de cinco anos é obrigado a fazer um curso de atualização.
A lei tem duas proibições: não podem conduzir veículos pessoas não habilitadas ou com o documento vencido há mais de 30 dias. Esse é o prazo que o motorista tem para utilizar a CNH vencida. O período é contado a partir da data do vencimento.
Quem infringir a norma receberá as penalidades previstas no Artigo 162 do CTB: multa no valor de R$191,54, sete pontos no prontuário (pois a infração é gravíssima), recolhimento da CNH e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Fiat anuncia patrocínio ao espetáculo Bazzar, do Cirque du Soleil

Fastback, principal lançamento da marca do ano, será o carro oficial da nova temporada de …