Home Notícias Volkswagen anuncia início do mercado secundário na Digital Garage

Volkswagen anuncia início do mercado secundário na Digital Garage

Comentários desativados em Volkswagen anuncia início do mercado secundário na Digital Garage

Usuários poderão comercializar os cards em NFT diretamente na plataforma

A Digital Garage (www.digitalgaragevw.com), uma plataforma para fãs da marca colecionarem itens com NFTs criados pela Volkswagen, chega à terceira fase. A partir de hoje (14), os usuários da Digital Garage poderão comercializar os cards diretamente na plataforma, de maneira segura e intuitiva.

“Com o início do marketplace dentro da Digital Garage, esperamos incentivar e dar a oportunidade de os usuários explorarem o universo das criptomoedas e entender melhor toda a evolução que o conceito da Web3 traz. Tudo da forma mais intuitiva e segura possível”, afirma Fabio Rabelo, Head de Digitalização Região América do Sul & Business Transformation Office.

O mercado secundário da Digital Garage VW funciona como um marketplace de compra e venda dos itens já vendidos na plataforma. Quem tem um card repetido ou simplesmente quiser vender seus itens, poderá anunciar colocando o preço que quiser.

Da mesma forma, quem quiser comprar um card específico ou tentar completar uma determinada coleção, poderá consultar os itens anunciados. Basta ir na aba “mercado” e pesquisar os cards disponíveis. É possível refinar a busca utilizando filtros como coleção, nível de raridade e tipo de arte, por exemplo.

Duas notícias: um boa e outra melhor ainda

A notícia boa é que todas as transações entre os usuários dentro da Digital Garage serão, obrigatoriamente, realizadas em criptomoedas. Toda experiência de compra será em USDC – stablecoin escolhida para realizar as transações na plataforma.

A notícia melhor ainda: a Volkswagen tentou deixar o processo de criação de carteiras digitais bem didático.

Foi criado um guia na plataforma dedicado exclusivamente à criação de uma carteira em criptomoedas. Ali, há um passo a passo bem detalhado para os iniciantes na Web3.

Vale lembrar que a Volkswagen optou por utilizar uma solução de NFT com baixa emissão de carbono, que é neutralizado por meio da compra de créditos de carbono.

Glossário

NFT é a sigla para Non-Fungible Token, ou token não fungível. Trata-se da combinação de um item qualquer (imagem, vídeo, música, ou mesmo ou objeto) com um “smart contract” registrado em blockchain, o que garante sua autenticidade e torna esse item único e, por isso, não-fungível.

O registro em blockchain é um histórico sobre aquele arquivo digital, ou seja, uma base de dados com a tecnologia de registro compartilhado e imutável. Nele constam informações como quem criou, registrou, comprou e já teve (ou tem) um determinado NFT ao longo do tempo. Essas características permitem a criação de itens digitais únicos: mesmo que uma imagem possa ser reproduzida indefinidamente, quem possui o NFT é seu proprietário de fato.

As stablecoins são um tipo especial de moeda digital. Como o próprio nome diz, são mais estáveis, e são consideradas a ponte entre o universo cripto e o sistema financeiro tradicional. A razão dessa estabilidade vem do fato de as stablecoins serem lastreadas em ativos reais, concretos, como o ouro, petróleo ou as moedas fiduciárias nacionais (euro, dólar, libra, etc). Resumindo: possibilitam que qualquer pessoa que tenha criptomoedas em sua posse possa trocá-las rapidamente por ativos também digitais cujas cotações praticamente não sofrem variação.

A Web3 é a evolução da internet atual. Seu conceito é baseado na tecnologia blockchain, que incorpora conceitos como descentralização e economia baseada em tokens. Essa nova rede permitirá, por exemplo, que as pessoas interajam de forma muito mais profunda com outros usuários a partir de qualquer plataforma, de forma mais rápida e segura.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Minuto Peugeot #3 – A ofensiva Move to Electric a todo vapor

Mais do que lançar modelos elétricos, a Peugeot também apresenta soluções e tendências par…