Home Notícias Stellantis e Facepe oferecem curso de pós-graduação em Ciências de Dados e Analytics

Stellantis e Facepe oferecem curso de pós-graduação em Ciências de Dados e Analytics

Comentários desativados em Stellantis e Facepe oferecem curso de pós-graduação em Ciências de Dados e Analytics

A iniciativa faz parte do Programa Resitec da Facepe e SECTI-PE para qualificação de recursos humanos de forma acelerada e soluções inovadoras no estado de Pernambuco

A Stellantis em parceria com Facepe, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Universidade de Pernambuco (UPE) e participação da UFRPE, Univasf e Fábrica de Negócios oferecem bolsas de estudos para curso de pós-graduação Lato Sensu em Ciência de Dados e Analytics. A parceria é voltada para a formação de mão-de-obra especializada para suprir a crescente demanda por profissionais para a indústria automotiva e para a unidade da Stellantis em Goiana, Pernambuco.

Essa será a segunda edição do curso, que formou 12 profissionais na primeira edição. Desta vez, estão sendo ofertadas 16 vagas voltadas para graduados em Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Estatística, Engenharias, ou em áreas afins. Destas vagas, 10 são para empregados do Grupo Stellantis e seis bolsas de estudo para o público geral. O curso terá 10 meses de duração e será realizado à distância (EAD), com coordenação da Universidade de Pernambuco. Para informações sobre o curso, acesse http://posgraduacao.poli.br/

“Colaborar com o ecossistema de inovação e com o desenvolvimento regional é uma das missões da Stellantis. Esta parceria reforça a estratégia contínua de promover a qualificação de profissionais em nossas áreas de atuação”, destaca Mateus Marchioro, Plant Manager da planta de Goiana. “Esta é, atualmente, uma das mais modernas unidades de produção do grupo no mundo, com alta tecnologia instalada. É uma excelente oportunidade para quem deseja atuar em áreas de tecnologia e engenharia, e deseja concorrer a uma futura oportunidade.”, complementa Mateus.

A iniciativa faz parte do Programa de Residência Tecnologia (RESITEC) realizado pela FACEPE em parceria com Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-PE), que tem a finalidade de promover a criação de programas de residência tecnológica que visem contribuir para formação qualificada de recursos humanos em nível de pós-graduação (lato sensu) a serem executados por parcerias envolvendo Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação do Estado de Pernambuco (ICTs-PE) e empresas com objetivo de capacitar recursos humanos de forma acelerada e desenvolver soluções inovadoras nas empresas localizadas no estado de Pernambuco, preferencialmente nos segmentos de maior intensidade tecnológica, de maneira a contribuir para mudanças na estrutura produtiva e social.

“Depois de uma experiência de sucesso realizada em 2021 pela Stellantis, UPE e FACEPE, uma nova residência tecnológica vem dar continuidade às ações de formação e inovação tecnológica para o setor automotivo. Este modelo é excelente porque forma pessoas em alto nível ao mesmo tempo em que gera soluções para desafios da empresa”, destaca Carmelo Bastos, diretor da SECTI-PE.

O curso, que será coordenado pela unidade da POLI, na UPE, em Recife, conta com colaboração pedagógica da UFRPE, Univasf e Fábrica de Negócios, que juntos pretendem combinar aulas teóricas, interações e resolução de problemas práticos in loco, além de contemplar atividades gerenciadas em conjunto com a Stellantis, com o foco na condução de projetos reais, nos quais os alunos irão desenvolver competências em Ciência de Dados, ampliar o seu know-how de atuação e terão oportunidade de se qualificar, e concorrer à vagas, seja nas unidades da Stellantis ou em outras empresas que demandam este tipo de atuação.

“Este modelo de formação proporciona além da base teórica das disciplinas, o desenvolvimento de soluções para problemas de dados relevantes da Stellantis, proporcionando qualificação profissional com atuação prática, agregando valor para empresa e para os profissionais”, afirma Alexandre Maciel, coordenador do curso na UPE.

O lançamento e abertura das inscrições serão realizadas no próximo dia 9 de novembro, às 10h, em uma live com o secretário de tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco através da página do Youtube oficial da SECTI/PE, no link

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Instituto Árvore da Vida e AVSI Brasil entregam novo espaço de coworking

O ambiente conta com computadores, internet, impressora, salas de reunião e outras ferrame…