Home Notícias Stellantis apresenta o futuro impulsionado pela tecnologia e inovação durante a Rio Innovation Week

Stellantis apresenta o futuro impulsionado pela tecnologia e inovação durante a Rio Innovation Week

Comentários desativados em Stellantis apresenta o futuro impulsionado pela tecnologia e inovação durante a Rio Innovation Week

Megatendências de mobilidade, veículos híbridos e elétricos e soluções pioneiras são exemplos da transição da Stellantis para uma empresa de tecnologia da mobilidade sustentável e acessível

A Stellantis vem-se tornando uma mobility tech company, em um movimento de implantação da mais alta tecnologia em todas as frentes de atuação. A inovação está presente nos carros que compõem a gama de suas 14 marcas icônicas, das quais seis presentes no Brasil: Abarth, Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e RAM. Também impulsiona os processos produtivos e a forma como a empresa se relaciona e interage com seus clientes.

Para mostrar esta evolução, a Stellantis está presente como patrocinadora da segunda edição da Rio Innovation Week, um dos maiores encontros de tecnologia, inovação e negócios da América Latina, que acontece entre 8 e 11 de novembro, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.

No espaço da Stellantis, os visitantes poderão conhecer uma grande variedade de atrações que evidenciam a evolução tecnológica no setor automotivo, além de acompanhar debates sobre as megatendências que vão impactar o futuro da mobilidade. Um dos destaques é o Citroën Ami, uma solução de mobilidade elétrica e uma alternativa inteligente para deslocamentos urbanos e logística.

Para demonstrar como parte da tecnologia é aplicada no cotidiano das fábricas da Stellantis, será apresentado o conceito de ergonomia do futuro, representado pela termografia, um método que analisa o corpo humano e antecipa diagnósticos de pré-disposição a lesões ou quadros iniciais, mesmo sem qualquer sintoma. Outro elemento utilizado nas fábricas e que poderá ser visualizado é o Exoesqueleto, uma tecnologia inovadora da Indústria 5.0 para melhorar a ergonomia nas linhas de produção das fábricas da empresa.

E aos que procuram uma imersão completa no mundo dos veículos elétricos, está disponível um test-drive exclusivo com o novo Peugeot e-2008, SUV elétrico que será lançado na terça-feira, 8 de novembro, e poderá ser experimentado em primeira mão durante a RIW. Também serão exibidas projeções de motores a combustão, híbrido e elétrico, mostrando ao público a diferença entre as tecnologias e o que esperar do futuro dos carros.

Por fim, se ainda restarem dúvidas, a Stellantis promove um quiz que promete decifrar qual carro de suas marcas comercializadas no Brasil mais combina com cada personalidade, gosto pessoal ou comportamento: Citroën C3, Fiat Fastback, Jeep Gladiator, Peugeot e-2008 ou RAM 3500.

Atrações no espaço Stellantis

Citroën AMI, um objeto de mobilidade inédito

Pela primeira vez em exposição no Brasil, o AMI é uma solução de mobilidade comercializada com sucesso na Europa e representa a tradução perfeita dos valores da Citroën, que são a inovação, um forte interesse pelos desafios da sociedade e a vontade de proporcionar uma mobilidade sem emissão de CO2. É uma opção para o mercado de micromobilidade ao criar o segmento dos quadriciclos elétricos de dois lugares, ultracompactos, acessíveis, seguros e que oferecem uma alternativa aos veículos de duas rodas e aos transportes coletivos.

As dimensões reduzidas facilitam a condução e o estacionamento, seja com a acomodação de duas pessoas lado a lado ou na versão para cargas. Com uma recarga simplificada em apenas três horas em uma tomada convencional de 220V, o AMI traz uma personalidade cativante e acessível a usuários a partir de 14 anos na França.

Indústria 5.0 e a saúde ocupacional

Na era da Indústria 5.0, as fábricas da Stellantis trabalham com o foco da ergonomia do futuro, com tecnologias pioneiras como a termografia. Com esse método, é possível antecipar diagnósticos ao identificar indivíduos pré-dispostos a lesões ou quadros iniciais, mesmo sem qualquer sintoma.

Um grupo de funcionários é avaliado continuamente com uma câmera termográfica, e as sessões de fotografias são realizadas no início da jornada de trabalho. Como os tecidos inflamados têm temperatura mais alta, na termografia, a temperatura dá o alerta e, com isso, é possível implementar ações preventivas. A tecnologia permite avaliar vasos sanguíneos, tendões, músculos e inervação, que são estruturas envolvidas na biomecânica das atividades.

Outra tecnologia pioneira e que contribui para a melhoria da saúde dos trabalhadores durante o processo produtivo é o Exoesqueleto, que trabalha dentro do conceito de ergonomia colaborativa, e facilita a realização de diferentes tarefas ao oferecer mais conforto ao empregado. Será possível visualizar o equipamento circulando pelo evento, para demonstrar na prática como funciona o sistema biomecânico, vestido como um colete, que carrega o peso e permite o descanso do trabalhador.

Molas e amortecedores atrás das coxas e panturrilhas permitem o repouso das pernas ao se agachar, como se houvesse uma cadeira invisível que reduz a fadiga muscular e o risco de lesões. Para quem precisa abaixar até 550 vezes em um único turno de trabalho, o uso do Exoesqueleto elimina a necessidade de grandes adaptações na linha de montagem.

Novo Peugeot e-2008: mais que elétrico, eletromagnético

Os visitantes da Rio Innovation Week terão a oportunidade única de realizar um test-drive exclusivo no Novo Peugeot e-2008 para conhecer todos os detalhes do modelo, que tem o lançamento oficial no Brasil marcado para 8 de novembro. A chegada do modelo enriquece o portfólio e fortalece o avanço da eletrificação da PEUGEOT no país.

Urbano, tecnológico e sinônimo de modernidade, os modelos da PEUGEOT são veículos marcantes que capturam toda a atenção por onde passam. E agora com o e-2008 não poderia ser diferente, afinal, além de elétrico, ele carrega todos os atributos dos veículos que ostentam o emblema do leão, como design único, comportamento dinâmico e conforto, em uma experiência de condução sem comparação.

Painéis de conteúdo na Rio Innovation Week

Durante o evento, os especialistas da Stellantis farão parte das conferências para trazer a visão da empresa sobre diversos temas. No dia 09/11, às 13h20, temos a palestra “O Futuro da mobilidade: desafios e oportunidades”, feita por Gustavo Delgado, Gerente de Inovação e Head do Cart da Stellantis América do Sul, no palco Sociedade 5.0.

No mesmo palco, no dia seguinte (10/11), 12h45, a discussão será sobre “Como o carro conectado irá transformar a experiência de mobilidade?”, com Flávio Cardoso, Head Business Software Experience da Stellantis na América do Sul. No final da tarde, a Stellantis revela “Qual a estratégia da Stellantis para a rota de descarbonização na América do Sul?” em conteúdo apresentado por João Irineu, Diretor de Compliance de Produto da Stellantis para a América do Sul, no palco Energy Hub, 19h00.

Rio Innovation Week 2022
Data: 08 a 11 de novembro de 2022
Local: Pier Mauá – Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá, Rio de Janeiro – RJ, 20081-250
Para mais informações: https://rioinnovationweek.com.br/

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Instituto Árvore da Vida e AVSI Brasil entregam novo espaço de coworking

O ambiente conta com computadores, internet, impressora, salas de reunião e outras ferrame…