Home Notícias Ruídos característicos das juntas homocinéticas quando apresentam desgaste

Ruídos característicos das juntas homocinéticas quando apresentam desgaste

Comentários desativados em Ruídos característicos das juntas homocinéticas quando apresentam desgaste

Som de clique vindo das rodas dianteiras ao acelerar com a direção esterçada pode ser sinal de que ocorreu desgaste na pista de rolamento das esferas da junta fixa

Responsável pela transmissão da energia gerada pelo motor para as rodas e permitindo movimentos de esterçamento em diferentes ângulos, a junta homocinética, considerada item de segurança do veículo, deve ser inspecionada regularmente. “Os motoristas devem manter as juntas homocinéticas em boas condições de uso, pois caso quebrem podem ocasionar a parada total do automóvel”, alerta Jeferson Credidio, Gerente de Serviços e Engenharia da Nakata.

Segundo Credidio, os principais indícios de problemas nas juntas são os ruídos. “Caso ouça um som de clique intermitente vindo das rodas ao acelerar em curvas pode ser sinal de que existe um desgaste acentuado da peça, que fica no lado da roda”, explica. O ruído é maior ao dar marcha a ré com a direção esterçada. Já ruídos durante a aceleração em linha reta pode indicar desgaste na junta deslizante, que fica do lado do câmbio. O ruído normalmente é causado pelo desgaste por tempo de uso ou contaminação da graxa por material abrasivo, decorrente de danos a coifa protetora.

A recomendação é efetuar sempre inspeção preventiva das juntas e principalmente do estado das coifas protetoras de acordo com as orientações do fabricante do veículo ou a cada 10 mil km.

Esta e outras dicas de manutenção podem ser conferidas no Blog da Nakata (https://blog.nakata.com.br/junta-homocinetica-entenda-tudo-sobre-a-peca/)

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Instituto Árvore da Vida e AVSI Brasil entregam novo espaço de coworking

O ambiente conta com computadores, internet, impressora, salas de reunião e outras ferrame…