Home Notícias Portfolio de tecnologias Cummins impulsiona economia de escala do hidrogênio verde

Portfolio de tecnologias Cummins impulsiona economia de escala do hidrogênio verde

Comentários desativados em Portfolio de tecnologias Cummins impulsiona economia de escala do hidrogênio verde

Motores à combustão, células de combustível e eletrolisadores para produção de hidrogênio são soluções estratégicas no processo e compromisso com a descarbonização

Solução promissora para um mundo carbono neutro, o hidrogênio verde está nos centros de pesquisa e desenvolvimento da Cummins que já conta com iniciativas bastante avançadas que privilegiam o uso desta tecnologia de zero impacto ambiental para veículos e aplicações industriais e químicas. Desde motores à combustão passando por células de combustível e eletrolisadores para produção de hidrogênio capazes de usar energia de fonte elétrica renovável como hidrelétrica, eólica e solar, as soluções da líder global em energia são estratégicas no processo e compromisso com a descarbonização.

As ações da Cummins integram o plano de sustentabilidade Destino ao Zero para atingir zero emissão até 2050, reduzindo os impactos na qualidade do ar de seus produtos e os gases de efeito estufa (GEE), por meio dos avanços em soluções baseadas em motores e investimentos em tecnologias certas no momento certo, com uma profunda compreensão dos clientes.

Uma das soluções de energia renovável e limpa para reduzir as emissões de poluentes é a plataforma de motor agnóstico de combustível de baixo carbono. “Trata-se de uma linha de motores à combustão interna que pode operar com combustíveis como diesel, gás natural e hidrogênio, separadamente, por meio de uma arquitetura de motor comum com muita semelhança entre as peças”, explica Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil.

A inovação da Cummins vai protagonizar de forma inteligente, trazendo mais flexibilidade e redução de custo e tempo de desenvolvimento, pois foi projetada para substituir um motor Diesel, mantendo o mesmo powertrain, utilizando tecnologias com as quais OEMs, gerentes de frota e operadores estão familiarizados.

Pioneiro neste processo, o motor Cummins X15H oferece o potencial de levar energia de hidrogênio de carbono zero para caminhões de longa distância de até 44t, com potência máxima de 530 hp (395 kW) e um impressionante pico de torque de 2.600 Nm. O conceito do motor Cummins X15H será exibido durante a Fenatran 2022 que começa hoje, dia 07, no São Paulo Expo (SP).

A Cummins estima que um caminhão pesado, com um sistema de armazenamento de combustível de hidrogênio de alta capacidade e alimentado pelo X15H, ofereça um alcance operacional potencial de mais de 1 mil km. De acordo com as previsões da empresa, o motor a combustão interna a hidrogênio deve chegar no mercado global em 2026.Células de combustível e eletrolisadores – O engajamento da Cummins rumo à descarbonização inclui tecnologias de células de hidrogênio, proposta da líder global em energia para atingir zero emissão. Neste processo, as células de combustível geram energia elétrica usando o hidrogênio combustível, carregando as baterias do veículo que, por sua vez, alimentam o motor de tração elétrico.

A aquisição estratégica da Hydrogenics Corporation e a formação da joint-venture NPROXX impulsionaram a base da Cummins para o fornecimento de produtos de armazenamento de hidrogênio nos veículos e sistemas de produção desta tecnologia carbono neutro por meio de eletrolisadores já disponíveis e implementadas no Brasil.

A Cummins está presente na maior Usina Hidrelétrica do sistema Furnas, em Itumbiara, responsável por produzir energia para cerca de 4 milhões de pessoas. Por meio de energia fotovoltaica, proveniente de placas flutuantes e em solo, os eletrolisadores Cummins produzem hidrogênio a partir da eletrólise da água.

Em casos de necessidade de geração de energia elétrica como backup, o hidrogênio armazenado pode ser usado na célula de combustível, também instalado no local, para geração de eletricidade.

O hidrogênio verde como fonte de energia é uma solução que se mostra não só viável como também estratégica para a nossa região. Segundo estudo da consultoria McKinsey & Company, a América Latina tem potencial para fornecer 35% do hidrogênio verde do mundo.

Por fim, a Cummins tem um longo histórico de tecnologia avançada e recursos de engenharia e inova mais uma vez em um amplo portfólio de tecnologias de hidrogênio renovável líderes de mercado

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Instituto Árvore da Vida e AVSI Brasil entregam novo espaço de coworking

O ambiente conta com computadores, internet, impressora, salas de reunião e outras ferrame…