Home Notícias Planta da Stellantis em Kenitra vai duplicar produção

Planta da Stellantis em Kenitra vai duplicar produção

0

A fábrica de Kenitra duplicará a capacidade de produção local e apresentará plataforma smart car, para atender a ambição comercial de atingir mais de 22% de quota de mercado na região

Por ocasião das reuniões com o Chefe de Governo marroquino, o Ministro da Indústria e Comércio e o Ministro para Convergência de Investimentos e Avaliação de Políticas Públicas, a Stellantis anunciou um investimento de mais de €300 milhões em sua fábrica de Kenitra com o objetivo de duplicar a capacidade de produção do local e lançar uma nova plataforma smart car. Esta capacidade aprimorada dá suporte aos planos de crescimento da empresa para o Oriente Médio e a África, uma vez que eleva a capacidade de produção a um milhão de veículos por ano até 2030, enquanto alcança 70% de integração local, conforme descrito no plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis.

“Temos o orgulho de anunciar hoje um novo grande marco na jornada de nossa planta industrial em Kenitra em parceria com o Ministério da Indústria e Comércio de Marrocos”, disse M. Samir Cherfan, Chief Operating Officer, Stellantis Oriente Médio e África. “Juntos, conseguimos posicionar a Kenitra como líder industrial local da Stellantis e convertê-la em um dos principais contribuidores para nossa ousada ambição na região do Oriente Médio e da África, aproveitando o potencial da plataforma smart car recém-lançada que será fundamental para a oferta de veículos na região até 2030”.

Este anúncio é inserido também no quadro do acordo industrial estratégico iniciado em 2015 entre a Stellantis e o governo marroquino com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da indústria automotiva no país.

“Este novo marco no projeto Stellantis no Marrocos ilustra o posicionamento do Reino como uma das plataformas industriais automotivas livres de carbono mais competitivas do mundo, construída graças à visão de longo prazo e liderança de Sua Majestade, o Rei Mohammed VI. Também reforça as capacidades de produção de veículos elétricos em nosso país e conforta nossa determinação de ser um ator-chave na mobilidade sustentável”, disse M. Ryad Mezzour, Ministro da Indústria e Comércio.

Desde sua inauguração em 2019, Kenitra tem superado continuamente os compromissos definidos no Acordo Industrial Estratégico e melhorado constantemente sua eficiência operacional e os resultados de qualidade. Com o anúncio de hoje, a fábrica agora duplicará sua capacidade de produção atingindo 400 mil veículos por ano, juntamente com 50 mil objetos de mobilidade elétrica Citroën Ami e Opel Rocks-e. A plataforma smart car destina-se a apoiar a oferta de produtos da Stellantis e representará 40% da oferta de mobilidade da região até 2030.

O investimento criará cerca de 2 mil novos empregos locais, com treinamento e capacitação para os colaboradores.
A Stellantis já alcançou a taxa de integração local de 69%, o que significa desenvolver atividades pela e para a região se tornar uma organização completa, aproveitando talentos locais.

Do ponto de vista ambiental, a planta é um modelo de otimização de energia com baixo consumo de energia por veículo produzido (425 KwH/veículo) e, em breve, pelo acesso a energias renováveis apoiado pela estratégia nacional marroquina de transição de energia e desenvolvimento sustentável.

“A ambição global da Stellantis se beneficiará do forte ritmo de desenvolvimento da região do Oriente Médio e África que visa contribuir para a criação de um terceiro motor para Stellantis, além da América do Norte e Europa”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Confio em nossas equipes regionais para alcançar um crescimento sustentável com posição de número um no mercado e margem de dois dígitos, enquanto lidera a transição de energia. Na Stellantis, nos comprometemos a oferecer aos nossos clientes do Médio Oriente e África uma mobilidade limpa, segura e acessível”.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias

Deixe um comentário

Veja também

Instituto Árvore da Vida e AVSI Brasil entregam novo espaço de coworking

O ambiente conta com computadores, internet, impressora, salas de reunião e outras ferrame…