Home Notícias Land Rover e Bowler Motors apresentam Defender 90 customizado para o uso off-road

Land Rover e Bowler Motors apresentam Defender 90 customizado para o uso off-road

Comentários desativados em Land Rover e Bowler Motors apresentam Defender 90 customizado para o uso off-road

Em relação à motorização, a escolha foi permanecer com a estrutura padrão do Defender 90

Resistência, robustez e equilíbrio. Estas são apenas algumas características atribuídas frequentemente aos veículos da Land Rover e, em especial, ao veículo icônico da marca, o Defender. Alinhados a esta realidade, a Land Rover em parceria com a Bowler Motors, especialista em modificações de veículos para uso off-road profissional, criaram o Bowler Defender Challenge, uma versão especial do Defender 90 para ralis. A criação do veículo marcou o início da parceria entre as marcas, que em 2022 vai compreender a realização de um campeonato exclusivo, o Bowler Defender Challenge Championship, no qual o Defender 90 fará sua estreia.

Para a criação do veículo ideal para o ambiente de rali cada Defender foi completamente desmontado, e instalada uma gaiola de proteção completa, cumprindo as exigências da FIA, órgão internacional regulador do automobilismo. A partir da expertise da Bowler em competições, a customização incluiu também a modificação da parte inferior da carroceria, elevação de suspensão, rodas de 18 polegadas com especificação de rali e sistema de troca de câmbio (paddle shifters) montado em coluna.


Outras adaptações que podem ser observadas no modelo customizado pela Bowler são os sub-chassis dianteiros e traseiros, reforçados para receberem um reforço adicional para uma nova configuração de suspensão de desempenho sob medida. Projetada em colaboração com a Fox, ela eleva a altura do Defender em 25 mm. Essa postura proposital é aprimorada pelas novas rodas Bowler de 18 polegadas de especificação de rali.

Em relação à motorização, a escolha foi permanecer com a estrutura padrão do Defender 90, que já apresenta a performance necessária para o ambiente off-road. Os veículos da versão para rali possuem motor a gasolina de 2,0 litros turboalimentado de 300PS Ingenium.


Os engenheiros da Bowler forneceram ainda um conjunto de componentes eletrônicos, desde proteção contra incêndio e cortes elétricos até sistemas adicionais de iluminação e controle do veículo. Tudo foi totalmente integrado na arquitetura elétrica existente, enquanto assentos de competição foram instalados e o seletor de marcha reposicionado na posição ideal para corridas.

Durante a adaptação, modificações sutis também foram feitas para fortalecer ainda mais a já resistente carroceria do Defender, a fim de prepará-lo para lidar com as condições extremas da competição off-road.

As portas foram aparadas para remover a seção que cobre a soleira, o que permitiu a instalação de painéis de proteção de corpo inteiro de lado a lado. A extremidade dianteira do veículo também foi modificada para aumentar o fluxo de ar para o sistema de resfriamento e abrigar uma iluminação adicional de nível de corrida, enquanto a adição de um teto solar permite a entrada de iluminação extra na parte traseira.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Fiat mantém liderança de mercado em setembro com Strada como veículo mais vendido; Fastback tem mais de 6 mil unidades comercializadas

Strada, Mobi e Argo fazem parte do top 10 de veículos mais vendidos do Brasil no mês Setem…