Home Dicas e Serviços Kit do amortecedor deve estar em bom estado para o bom desempenho da suspensão

Kit do amortecedor deve estar em bom estado para o bom desempenho da suspensão

Comentários desativados em Kit do amortecedor deve estar em bom estado para o bom desempenho da suspensão

Deterioração do polímero do batente, da coifa de proteção e ruído indicam necessidade de troca do kit de amortecedor

O sistema de suspensão é composto por diversos componentes, entre eles, amortecedor, mola, pivô de suspensão, braço oscilante ou bandeja, barra estabilizadora e kit do amortecedor – coxim, rolamento, coifa e batente formam um kit que é fundamental para a segurança e conforto do veículo já que ajuda a absorver os ruídos e imperfeições do solo. “O coxim fixa o amortecedor no monobloco do veículo, enquanto que o rolamento auxilia o movimento giratório das rodas, a coifa protege a haste do amortecedor das impurezas e o batente, composto por espuma polimérica, atua como segunda mola para minimizar as batidas de fim de curso e diminuir os impactos sofridos pelo carro”, explica Jeferson Credidio, Gerente de Engenharia e Qualidade da Nakata, alertando para o desgaste natural do batente com o uso do veículo.

O mau desempenho do sistema de suspensão pode indicar que chegou o momento de substituir o batente do amortecedor. “Barulho ou impactos ao trafegar por lombadas ou buracos podem ser sinais de comprometimento do batente”, adverte.

A deterioração do polímero do batente pode alojar substâncias abrasivas na haste do amortecedor, chegando a danificar o selo de vedação da peça.

O vazamento de fluido do amortecedor inclusive pode estar ligado a problemas no batente ou na coifa de proteção.

Segundo Credídio é fundamental fazer inspeções periódicas em todos os componentes do sistema de suspensão, esse cuidado vai preservar e prolongar a vida útil de todos os componentes, evitando paradas e gastos inesperados.

Artigos Relacionados
Leia mais em Dicas e Serviços
Comentários estão fechados

Veja também

Nova campanha do Fiat Fastback: um salto na categoria de SUVs

Filme estreia hoje com 30” no intervalo das novelas da Rede Globo e no domingo (2 de outub…