Home Notícias Jaguar Land Rover apresenta primeira concessionária com iniciativas zero carbono

Jaguar Land Rover apresenta primeira concessionária com iniciativas zero carbono

0

A Jaguar Land Rover deu início ao projeto de descarbonização de sua rede de concessionárias, alinhado à estratégia Reimagine, e apresenta a primeira unidade a participar da iniciativa

A sustentabilidade é um dos pilares da estratégia Reimagine, projetada para guiar a Jaguar Land Rover a um futuro mais elétrico e sofisticado, visando o bem-estar das pessoas e a preservação do meio ambiente. Alinhada à essa realidade, a Jaguar Land Rover apresenta no Brasil a primeira concessionária de sua rede com iniciativas focadas na redução da emissão de carbono: a Land Rio, localizada no Rio de Janeiro. A escolha da unidade-piloto para iniciar o projeto levou em consideração elementos em sua estrutura que já contribuíam para o fortalecimento de iniciativas sustentáveis desde sua construção. A concessionária conta com painéis solares como sua principal fonte de energia, enquanto o sistema de recolhimento de águas pluviais possibilita o reuso da água coletada e colabora para a redução do consumo desse recurso essencial.

Para se tornar uma concessionária zero carbono nos escopos 1 e 2 do Protocolo GHG e com a certificação interna global da marca, a Land Rio passou por uma série de adequações, que incluiu a instalação de novos compressores de ar com acionamento de velocidade variável para reduzir o consumo de energia e proporcionar a melhor qualidade do ar e a substituição do sistema de bomba de lavagem de carros por uma solução que liga e desliga de acordo com o uso e tem um jato mais eficiente. Além disso, a unidade realizou a suspensão total do uso de copos plásticos, substituindo-os por copos produzidos com materiais biodegradáveis, e implantou um programa de a conquista da marca de zero resíduos destinados para aterros na Land Rio.

“Lançar esse projeto e anunciar os resultados que obtivemos junto ao time da Land Rio é muito gratificante e nos dá a possibilidade de vislumbrar um futuro mais sustentável e cheio de possibilidades para as futuras gerações. Vamos acompanhar de perto a evolução desse projeto e a nossa ideia é estender essas soluções zero carbono para todas as concessionárias da rede até 2030, visando a conquista de certificações externas”, explica Gabriel Patini, Diretor de Negócios e Inovação Latam da Jaguar Land Rover.

Para celebrar o projeto, Martin Limpert, Diretor Regional Overseas da Jaguar Land Rover; esteve na concessionária Land Rio acompanhado de executivos da Jaguar Land Rover Brasil e América Latina. Durante a visita, eles puderam conferir de perto os mais de 120 aprimoramentos feitos na unidade.

Estratégia em prol da sustentabilidade

Para aplicar a estratégia de descarbonização alinhada às inciativas GHG Protocol e Science Based Targets, o time da Jaguar Land Rover estabeleceu um plano sólido e uma série de etapas estratégicas. Inicialmente, por meio da identificação de recursos e coleta de dados, foi calculado o montante de carbono emitido até então, seguido pela elaboração de um plano de ação alinhado às principais necessidades identificadas e demais iniciativas em prol de um funcionamento mais sustentável da unidade.

Parte do plano de ação traçado pela Jaguar Land Rover incluiu uma série de treinamentos específicos sobre sustentabilidade no dia a dia. O objetivo foi reforçar para os times que é necessário ter os insumos para a construção de ambientes sem emissão de carbono, mas também garantir que as pessoas que estejam usando essas ferramentas tenham a mentalidade focada na construção de um mundo mais sustentável. “Tivemos 100% de adesão ao treinamento e o impacto é perceptível na rotina porque é possível sentir o quanto o time está engajado nessa transformação. Temos muito orgulho de ser pioneiros dessa iniciativa de impacto global”, comenta Francisco Magalhães, CEO da Land Rio.

Após a aplicação do plano, semanalmente o time da Jaguar Land Rover monitora e analisa os resultados obtidos seguindo as métricas globais estabelecidas pela marca. A ideia é realizar um acompanhamento que garanta a manutenção e a eficiência a longo prazo.


Energia renovável

A geração de energia renovável também é uma das preocupações da marca Jaguar Land Rover em todo o mundo. Entre as ações sustentáveis da marca no país, está a parceria com a ZEG, empresa do Grupo Capitale, que garante que o Jaguar I-PACE seja um veículo com zero índice de emissão, cuja energia elétrica utilizada nos próximos oito anos tenha a garantia de ser uma energia renovável. Por ano, a companhia vai gerar 1,25 GWh de energia limpa a partir das fontes solar, hídrica, de biogás e de resíduos sólidos.

Sustentável desde a origem

A fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro, foi inaugurada há 6 anos, fortalecendo a presença da marca no mercado nacional. Desde então, o time da montadora vem implementando uma série de ações em prol da sustentabilidade, contando ainda com tecnologias avançadas em seu processo de fabricação e instalações com certificações em conformidade com emissões referências na América do Sul.

O local também é sede do primeiro Centro Educacional (EBPC) da Jaguar Land Rover fora do Reino Unido, que fornece uma série de atividades em sala de aula para milhares de crianças de escolas locais. Esse modelo contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes no mercado de trabalho, exercitando a consciência corporativa e inspirando essas crianças a seguirem carreiras gratificantes na Jaguar Land Rover no futuro.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias

Deixe um comentário

Veja também

BMW Group anuncia o “Desafio de Inteligência Artificial” e leva a diversidade a outro patamar

Com o novo desafio, o BMW Group procura casos de utilização de Inteligência Artificial par…