Home Dicas e Serviços Itens que devem ser checados na revisão no sistema hidráulico de freio

Itens que devem ser checados na revisão no sistema hidráulico de freio

0

A importância de verificar o nível de fluído de freio e também toda a tubulação, os flexíveis, cilindros de roda e a válvula reguladora

O bom funcionamento do sistema de freios é imperativo para a segurança no trânsito. Qualquer falha em um de seus componentes pode provocar acidentes graves e, comprometer a vida de condutores e passageiros.

É, por isso que, a Valvoline, fabricante de lubrificantes e fluidos com mais de 150 anos de história, alerta para a importância de uma revisão anual desse sistema do sistema hidráulico de freios que trabalha com o fluido. .

O primeiro passo para a revisão do sistema hidráulico é verificar o nível do fluido de freio. Essa checagem pode ser feita de maneira visual e rápida. Por ali é importante observar se não houve infiltração de água, o que pode acarretar problemas sérios de frenagem. Se estiver abaixo da média é necessário revisar o sistema. Vale lembrar que pode ocorrer absorção de umidade no fluido de freio, o que ocasiona a sua perda de eficiência.

No caso do cilindro mestre e do servo freio, qualquer avaria faz com que haja a necessidade de troca do componente, mesmo que a vida útil de ambos, geralmente, é longa.

Também é importante fazer a verificação da tubulação de freio e dos flexíveis de maneira criteriosa já que podem ocorrer pequenos vazamentos ou a simples oxidação do material. A válvula reguladora faz parte desse sistema e aplica a quantidade exata de fluido. Qualquer vazamento deverá ser examinado.

As condições e desgaste dos discos e pastilhas de freio devem ser checados, assim como os tambores na traseira para averiguar se ocorre oxidação e a sua funcionalidade.

A verificação dos freios varia de acordo com o uso e a proposta de cada automóvel. Como medida de segurança, é sempre bom fazer uma verificação durante a revisão anual.

Artigos Relacionados
Leia mais em Dicas e Serviços

Deixe um comentário

Veja também

BMW Group anuncia o “Desafio de Inteligência Artificial” e leva a diversidade a outro patamar

Com o novo desafio, o BMW Group procura casos de utilização de Inteligência Artificial par…