Home Notícias Infrações de trânsito caem quase pela metade em Teresina

Infrações de trânsito caem quase pela metade em Teresina

Comentários desativados em Infrações de trânsito caem quase pela metade em Teresina
O número de infrações de trânsito em Teresina, neste ano, caiu 49,90% em relação aos números de 2014, segundo balanço divulgado pela Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran), nesta quarta-feira (15). No primeiro semestre de 2015 foram registradas 4.411 autuações, 4.392 a menos que no ano anterior, que registrou 8.803.
Ainda de acordo com o relatório, durante os primeiros três meses, a redução foi menor. Em março, mês com o maior número de infrações, a Companhia registrou uma redução de apenas 26.64%. A partir de abril, as infrações caíram em mais de 50%, com relação ao primeiro semestre do ano passado. A maioria das infrações se configura como gravíssimas (3.379 casos), 76,6% do total. As consideradas graves atingiram 219 registros (4,9%) e ainda houve 149 infrações médias (3,3%) e 664 leves (15%).
Conduzir veículo sem possuir CNH lidera as ocorrências com 1.173 notificações. Esse tipo de infração tem sido a mais recorrente desde o ano de 2013. Em segundo lugar, com 1.038 flagrantes, está a direção de motocicleta sem capacete ou assessório de segurança. A terceira posição ficou com por conta da condução de veículo não registrado ou devidamente licenciado, com 803 registros. Todas são consideradas infrações gravíssimas e o valor da multa é de R$ 191,52 para este tipo de ocorrência.
De acordo com a tenente Andréia Monteiro, relações públicas da Ciptran, o condutor tende a respeitar as regras de trânsito quando é alertado que está havendo fiscalizações. “Quando o condutor sabe que está acontecendo blitzen de fiscalizaçã,o ele muda sua postura no trânsito, tendo cautela em usar os equipamentos de segurança e evitar o consumo de bebida alcoólica, por exemplo. As blitzen são de caráter preventivo, na busca pela redução de infrações e acidentes de trânsito”, informa.
Para o diretor de Infrações do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Levi Gomes, a redução está ligada às atividades educativas desenvolvidas pela Escola de Trânsito do órgão, além das ações diárias de fiscalização. “Essa redução aconteceu em função das ações de educação e de fiscalização que estão sendo empreitadas em Teresina. Elas contribuem significativamente para a melhora dos índices e vamos intensificar essas ações em todo o estado”, garante o diretor.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Kit do amortecedor deve estar em bom estado para o bom desempenho da suspensão

Deterioração do polímero do batente, da coifa de proteção e ruído indicam necessidade de t…