Home Notícias FPT Industrial mostra inovações em powertrain na Fenatran 2022

FPT Industrial mostra inovações em powertrain na Fenatran 2022

Comentários desativados em FPT Industrial mostra inovações em powertrain na Fenatran 2022

Soluções em ePowertrain, novo XC13, motores Euro VI para o mercado brasileiro e a gás natural, além do Original Reman, são apresentados ao público no São Paulo Expo

A energia do futuro é o tema da FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, na Fenatran 2022. Na vanguarda da tecnologia, a marca participa do maior evento de transportes da América Latina, de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo, compartilhando a sua visão revolucionária e integrada para a transição energética. Desta forma alia sustentabilidade e soluções disruptivas para a oferta de acordo com a realidade local.

Pioneira em novos sistemas de propulsão e comprometida com a meta de carbono zero do Iveco Group até 2040, a FPT apresenta sua novíssima divisão ePowertrain com soluções completas em emissão zero como eAxles (eixos elétricos), Central Drives (módulos de transferência de potência), Baterias Modulares e Sistemas de Gerenciamento de Baterias (BMS); o XC13, primeiro motor de plataforma multicombustível da FPT Industrial; a nova geração dos motores das Séries F1, NEF e Cursor para o PROCONVE P8/Euro VI; a nova versão do motor FPT N67 Natural Gas e o Original Reman, ambos para o segmento on-road, de comerciais leves, caminhões e ônibus.

“Como parte da propulsão sustentável do futuro, a FPT Industrial continua desenvolvendo e investindo em novos motores de combustão interna, ampliando tecnologias e soluções conforme cada missão”, afirma Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

A abordagem multienergia considera o protagonismo do diesel no Brasil e o know-how da marca em aplicações a gás natural e biometano, complementados com a recém inaugurada planta de ePowertrain em Turim, na Itália.

ePOWERTRAIN: FUTURO DA MOBILIDADE CARBONO NEUTRO

A nova planta de e-Powertrain da FPT Industrial é a primeira fábrica do Iveco Group totalmente livre de carbono, atingindo as metas ao compensar as emissões de CO2 com a utilização de energia de fontes renováveis e complementação com créditos de carbono.

Com uma área total de 15.000 metros quadrados, possui três linhas de produção dedicadas à montagem de packs de baterias, Central Drives e produção de eAxles para veículos comerciais pesados (HCVs). Funcionando a plena capacidade, produzirá mais de 20.000 eixos elétricos e mais de 20.000 módulos de baterias por ano para veículos comerciais leves (LCVs), micro-ônibus e ônibus.

XC13: PLATAFORMA MULTICOMBUSTÍVEL

Evolução dos motores Cursor, o XC13 toma forma na Fenatran. Do diesel ao gás natural – incluindo o biometano – hidrogênio e combustíveis renováveis, o motor foi concebido de forma revolucionária, em várias versões, para oferecer máxima padronização de componentes e fácil integração no veículo final.

A versão movida a diesel oferece o melhor desempenho da classe, com até 600 hp de potência e 2.850 Nm, resultando em +5% de potência e +14% de torque em comparação com o atual FPT Cursor 13 no padrão de emissões Euro VI Step E (Europa). Desta forma o XC13 se posiciona como um dos principais protagonistas para atingir as metas rigorosas de emissões de CO2.

EURO VI: NOVA GERAÇÃO DE MOTORES PARA O BRASIL

Como parte das evoluções em emissões para a fase P8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE), a nova geração FPT Euro VI das Séries F1, NEF e Cursor agrega ainda mais eficiência e desempenho, com injeção eletrônica Common Rail de última geração e Turbocompressor de Geometria Variável (VGT), mais robustez e economia, com soluções como o sistema de pós-tratamento HI-eSCR.

Em comparação ao PROCONVE P7, nível de emissões em vigor, o P8 traz significativas reduções de emissões: +70% de redução de HC (hidrocarbonetos não queimados); +50% redução de MP (material particulado) e +80% de redução de NOx (óxidos de nitrogênio).FPT N67: AGORA PARA VEÍCULOS COMERCIAIS

Na área de gás natural e biometano, o novo motor FPT N67 NG para veículos comerciais amplia a gama de motores de combustão interna da FPT Industrial. Consagrado em todo o mundo, já equipa no Brasil o New Holland T6 Methane Power – o primeiro trator do mundo movido a biometano –, e também está disponível para aplicações no segmento on-road, de transportes, seja em caminhões como também em ônibus.

O motor entrega o mesmo desempenho de um equivalente diesel, além de ser compatível com GNL, GNV e biometano. A performance “Diesel Like” alcança até 280 hp de potência e 1.000 Nm de torque.

ORIGINAL REMAN: DESEMPENHO E CONSUMO DE MOTOR NOVO, COM MENORES CUSTOS

Durante a Fenatran, o transportador poderá conhecer também a sustentabilidade e os benefícios do Original Reman, disponível para comerciais leves, caminhões e ônibus. A remanufatura dos motores FPT F1A, F1C, N67 e Cursor 13 entrega desempenho e consumo de motor novo, com menores custos.

O processo certificado pela FPT, com garantia de um ano, aumenta a vida útil dos motores. Com desempenho e consumo de motor novo, o Original Reman realiza a atualização de componentes, proporciona redução do TCO com menor custo de operação e garante a disponibilidade do veículo, sempre apto a trabalhar e gerar receitas.

“A abordagem multienergia é a base da nossa estratégia de produtos”, explica Rangel. “Com a chegada das soluções de ePowertrain agora produzidos em nossa planta em Turim, complementamos nossa oferta de soluções sustentáveis para movermos, conectados, a energia do futuro”.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Instituto Árvore da Vida e AVSI Brasil entregam novo espaço de coworking

O ambiente conta com computadores, internet, impressora, salas de reunião e outras ferrame…