Home Notícias Ford apresenta três novos modelos da Transit na Fenatran

Ford apresenta três novos modelos da Transit na Fenatran

Comentários desativados em Ford apresenta três novos modelos da Transit na Fenatran

A Ford exibe na feira três novas versões da Transit que chegam ao mercado em 2023: Automática, Chassi e E-Transit 100% elétrica, todas com tração traseira e conectividade embarcada de fábrica

A Ford apresenta na Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, aberta hoje em São Paulo, três novas versões da Transit que chegam ao mercado em 2023: Automática, Chassi e E-Transit 100% elétrica. A diversificação da oferta de modelos da van faz parte da estratégia da Divisão de Veículos Comerciais da Ford no Brasil para aumentar a sua participação nesse segmento, que tem sido um dos destaques da indústria.

“O segmento de vans está em expansão, principalmente com as mudanças dos hábitos de compra do consumidor e o comércio eletrônico, que teve um salto de quase 70% no Brasil em 2020 e avançou mais 30% em 2021”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul. “As novas versões da Transit vão nos colocar em importantes subsegmentos nos quais não atuamos hoje, incluindo o de chassis que representa 40% do mercado de vans, para ampliar a participação da linha.”

A Ford iniciou a venda da Transit no Brasil no final de 2021, com a versão de passageiros, minibus, e em abril deste ano lançou o modelo Furgão – ambos produzidos no Uruguai, em parceria com a Nordex. O resultado conquistado no mercado nesses 12 meses é comemorado pela empresa.

“A Ford é a marca que mais cresceu no segmento de vans de passageiros, a Transit Minibus chegou a 12% de participação, com picos de 17%. E a Transit Furgão foi a segunda que mais cresceu, com 4% de participação e picos de 11% em apenas sete meses”, destaca Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

Primeira van automática

A Transit Automática será a primeira van a oferecer esse tipo de transmissão no Brasil, com uma proposta focada na eficiência e produtividade do transporte. Ela traz soluções de engenharia que garantem grande robustez e durabilidade e permitem extrair a máxima eficiência do motor, reduzindo o custo de operação da frota.

Entre outras vantagens, a Transit Automática ajuda a nivelar o padrão de condução dos motoristas e a reduzir o consumo total da frota, junto com o sistema auto start-stop, exclusivo na categoria e oferecido de série em toda a linha. A van sem pedal de embreagem chega ao mercado no primeiro semestre de 2023, nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e furgão longo com capacidade de 12,4 m3.

Já a Transit Chassi chega no segundo semestre de 2023 em duas versões, com 3.500 kg e 4.700 kg de PBT. Ela tem capacidade de carga de até 2.600 kg e pode ser usada em diferentes aplicações, como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais.

E-Transit 100% elétrica

A eletrificação é outra grande aposta da Ford, com a chegada da E-Transit, van elétrica que já é sucesso no mercado norte-americano e na Europa. Ela começa a ser oferecida na versão furgão em um programa com grandes frotistas para entender as suas necessidades, condições de uso e recarga, de modo a entregar a melhor opção de negócio.

A E-Transit 100% elétrica tem tração traseira e tecnologia embarcada de série para minimizar os riscos de paradas imprevistas e maximizar a produtividade. A sua bateria de íons de lítio tem 68 quilowatts e proporciona uma autonomia máxima de 317 km (método WLTP) dependendo da versão, ambiente e modo de uso. Ela pode ser carregada tanto em corrente contínua, de modo rápido, como em corrente alternada. A bateria instalada no assoalho e outras soluções de design preservam o espaço para carga, assim como a durabilidade e a facilidade de modificação. Outra vantagem é o custo total de operação 40% menor, por ter menor quantidade de peças de desgaste e utilizar energia elétrica.

“A Ford é líder global do segmento de veículos comerciais e vários fatores contribuíram para ela chegar nessa posição em mercados tão importantes”, diz Guillermo Lastra. “Junto com o design e a qualidade está o nosso foco em dar rentabilidade para o cliente 24 horas por dia, sete dias por semana, com novos produtos, tecnologias e serviços, e vamos continuar investindo nessa direção.”

Conectividade de série

As novas versões da Transit, assim como toda a linha, virão com conectividade embarcada de fábrica, tecnologia que diferencia a van da Ford no segmento. A conectividade permite oferecer serviços exclusivos que antecipam possíveis ocorrências e garantem maior agilidade no atendimento, entregando mais produtividade e menor custo de operação para o cliente comercial. Além da localização do veículo, agendamento de serviços online e geração de indicadores para o negócio, a conectividade viabiliza a assistência remota, com o acompanhamento preventivo inteligente e a assistência técnica em conferência.

“Além do acesso a informações e comandos remotos, o modem embarcado gera dados do veículo em tempo real que são gerenciados no nosso centro de produtividade. Isso facilita a administração da frota e também agiliza a manutenção, gerando um histórico detalhado dos diagnósticos e serviços feitos no veículo”, diz Rogelio Golfarb.

Assinatura de veículos comerciais

A Ford começa a oferecer o seu serviço de carros por assinatura Ford Go também para clientes comerciais, com modelos da Ranger e da Transit. Ele está disponível para clientes individuais até grandes frotistas, com contratos de 12, 24 ou 36 meses de duração e rodagem de 2.000, 3.000 ou 4.000 km por mês. Os modelos disponíveis da Transit são a Minibus, para 15 ou 18 passageiros, e Furgão de 10,7 e 12,4 m3. Já a Ranger é oferecida na versões XL, XLS e XLT.

“A vantagem principal do serviço de assinatura é o cliente montar a sua frota sem comprometimento de capital, que assim pode ser investido em outras áreas chaves do negócio”, diz Guillermo Lastra. “A assinatura permite também um melhor gerenciamento e operação de custos, com previsibilidade.”

Como diferenciais para o cliente, o Ford Go oferece simplificação de registro, documentação e seguro, com uma jornada digital, e ganho de tempo na manutenção, que é feita diretamente pela Rede Ford.

Planos de manutenção e extensão de garantia

Outra novidade mostrada na feira são os planos de manutenção e extensão de garantia projetados para manter o veículo 100% original e garantir uma maior produtividade, reduzindo o risco de paradas imprevistas. Dependendo do plano, o Ford Protect de manutenção pode incluir as primeiras três ou quatro revisões e a troca de peças de desgaste do veículo pelo período de até 24 meses ou 80.000 km, o que ocorrer primeiro. Já o Ford Protect de extensão de garantia amplia o prazo e a quilometragem da cobertura de fábrica.

As revisões da Transit são feitas a cada 12 meses ou 20.000 km pelo programa Preço Fixo da Ford, que garante transparência e previsibilidade. Para usar o serviço, o cliente precisa apenas informar o número do chassi no momento de agendar a revisão ou reparo.

“O plano Ford Protect é mais um fator de tranquilidade para o cliente da Transit, cobrindo itens de desgaste para que ele possa rodar com segurança e manter o veículo sempre em dia com previsibilidade de custos”, afirma Guillermo Lastra. “Vamos continuar a inovar e oferecer soluções para aprimorar a rentabilidade e a experiência do consumidor.”
Como condição especial para quem adquirir a Transit durante a Fenatran, a Ford oferece financiamento exclusivo com taxa zero e entrada de 60%, além de descontos especiais e valorização do veículo usado do cliente. A marca expõe também uma Ranger de polícia e uma Transit ambulância como exemplos da versatilidade de aplicações da sua linha de veículos comerciais.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Instituto Árvore da Vida e AVSI Brasil entregam novo espaço de coworking

O ambiente conta com computadores, internet, impressora, salas de reunião e outras ferrame…