Home Notícias FCA anuncia publicação do relatório de sustentabilidade 2014

FCA anuncia publicação do relatório de sustentabilidade 2014

Comentários desativados em FCA anuncia publicação do relatório de sustentabilidade 2014
A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciou a publicação do Relatório de Sustentabilidade 2014, que abrange um ano de criação formal da FCA e a conclusão da integração da Fiat e da Chrysler, que teve início em 2009. Trata-se de um documento global, que consolida as informações do grupo em todos os mercados em que atua.
“A combinação dos dois grupos criou a sétima maior fabricante de automóveis do mundo, uma empresa que abraçou a sustentabilidade como o melhor caminho para garantir o mérito e a dignidade dos resultados obtidos”, declarou Sergio Marchionne, CEO da FCA.
“Apesar de a criação da FCA ter alterado nosso destino, o que não mudou é o nosso compromisso com o desenvolvimento responsável e sustentável”, confirmou John Elkann, presidente do Conselho da FCA.
O relatório reflete um ano de progresso significativo rumo à realização das metas de longo prazo do grupo:
•O Plano de Negócio Quinquenal apresentado em maio de 2014 teve como base uma estratégia de crescimento responsável;
•€ 2,3 bilhões investidos nas plantas mais sustentáveis (Pernambuco, no Brasil, e Melfi, na Itália), para a produção do novo Jeep Renagade e do Fiat 500X;
•Patrocinadora global oficial e parceira de mobilidade da Expo Milano 2015, contribuindo com o tema do evento “Alimentando o Planeta, Energia para a Vida”;
•Ampla liderança como pioneira em veículos movidos a gás natural na Europa há mais de 15 anos;
•Foco contínuo em segurança, qualidade e eficiência dos veículos;
•O programa World Class Manufacturing (WCM) em 122 plantas da FCA apresentou resultados significativos nas áreas ambientais e de segurança, incluindo o oitavo ano consecutivo de redução do índice de frequência de acidentes;
•Eventos de relacionamento com os principais players em três continentes, promovendo maior compreensão dos principais temas da sustentabilidade;
•Confirmação da FCA pelo sexto ano consecutivo nos índices Dow Jones Sustainability World (DJSI), e classificada entre as líderes no índice Carbon Disclosure Leadership Index (CDLI) Italy 100, e Carbon Performance Leadership Index (CPLI) Italy 100.
 
A FCA publicou suas iniciativas de sustentabilidade nas dimensões econômica, social e ambiental, de acordo com as normas da Global Reporting Initiative (GRI) – opção G4 Abrangente. A estrutura da GRI é o padrão internacional usado pelas empresas para publicar iniciativas de sustentabilidade. O relatório passou por uma auditoria de garantia feita pela SGS Nederlands B.V., um instituto de certificação independente, em conformidade com o procedimento de Garantia de Reporte de Sustentabilidade, com as Diretrizes GRI-G4 e com a norma AA1000 APS (2008).
DESTAQUES DO BRASIL
A planta mais moderna e sustentável do grupo está no Brasil. Localizado em Goiana, em Pernambuco, o Polo Automotivo Jeep foi idealizado e construído seguindo os conceitos mais inovadores de fábrica de baixo impacto ambiental, com capacidade de recírculo de 98% de água em um sistema próprio de reúso, alto índice de reciclagem de resíduos, focado na meta de Aterro Zero, e soluções de eficiência energética.
O relatório também cita os 10 anos do programa Árvore da Vida. A iniciativa já atendeu mais de 21 mil moradores da região do Jardim Teresópolis, na vizinhança da fábrica da Fiat em Betim (MG), com projetos voltados para geração de trabalho e renda, fortalecimento da comunidade e ações socioeducativas. Entre as conquistas alcançadas estão a melhora de renda e da performance educacional dos beneficiados e o desenvolvimento da região.
O engajamento da FCA na área de sustentabilidade vai além de suas fábricas. Em 2013, o grupo criou o Programa de Sustentabilidade para as Concessionárias Fiat, para incentivar a economia de energia e de água, além da gestão dos resíduos gerados e ações sociais. A iniciativa é realizada em parceria com a Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat (Abracaf) e utiliza indicadores de desenvolvimento de performance.
O Relatório de Sustentabilidade também destaca a liderança do grupo em veículos biocombustíveis. No ano passado, 98% dos veículos vendidos no Brasil foram flexfuel e tetrafuel. Com 39 veículos inscritos em 2014 no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que monitora o consumo de combustível, a FCA foi a fabricante que participou com o maior número de modelos.
A inovação aliada à sustentabilidade também pode ser percebida no uso de materiais verdes nos veículos. O Fiat Novo Uno 2015 possui painel feito com material renovável, como a fibra de juta, que reduz o peso do carro e contribui para a eficiência energética.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Porsche organiza maior encontro de carros da marca no Brasil neste sábado, em Interlagos

Sportscar Together Day 2022 reunirá mais de 800 veículos Porsche de todas as gerações no p…