Home Notícias Emplacamentos de veículos acumulam alta de 3,3% no ano

Emplacamentos de veículos acumulam alta de 3,3% no ano

Comentários desativados em Emplacamentos de veículos acumulam alta de 3,3% no ano

Dados divulgados pela FENABRAVE confirmam recuperação do setor automotivo. Resultados já superam o registrado no mesmo período do ano passado

De acordo com dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, os emplacamentos de veículos apontam alta de 3,3% no acumulado dos 10 primeiros meses do ano. Em outubro, o Setor teve queda de 5,5% em relação a setembro e alta de 14,8% sobre outubro de 2021.

“A retração pode ser explicada pelo menor número de dias úteis de outubro (20, ante 21, em setembro). Boa parte dos segmentos teve números similares em relação ao mês anterior nas vendas diárias, o que indica que o movimento de recuperação se mantém”, analisa o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr.

Automóveis e Comerciais leves

Os segmentos superaram a marca de 1,5 milhão de unidades emplacadas no ano, com resultado próximo ao registrado em setembro nas vendas diárias. “Vale destacar que a queda em relação ao mesmo período do ano passado está menor (era 5,1%, em setembro, contra 3,5% agora)”, afirma o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr. “Dessa forma, há a possibilidade de que encerrem o ano com resultado positivo”, finaliza.

Automóveis e Comerciais Leves Eletrificados

Os emplacamentos de automóveis e comerciais leves eletrificados somaram 4.460 unidades em outubro. No ano, o total é de 38.704 unidades até o momento. “Isso representa um resultado 43,6% maior que o acumulado no mesmo período de 2021, quando cerca de 27 mil veículos eletrificados foram emplacados”, diz o Presidente da FENABRAVE.

Caminhões

O segmento segue aquecido, com resultado próximo ao registrado nos 10 primeiros meses de 2021. “Os emplacamentos de caminhões superaram as 100 mil unidades no ano e é possível que se repita o resultado de 2021, como divulgamos em nossas projeções”, diz Andreta Jr.

Ônibus

Voltou a se aproximar do volume médio de emplacamentos no ano, após o excelente resultado de setembro. “No mês passado, houve um bom volume de emplacamentos de veículos que fazem parte do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal. Em outubro, houve um ajuste de mercado, mas o resultado é positivo no ano”, analisa o Presidente da FENABRAVE.

Motocicletas

A demanda por motocicletas segue alta e, apesar da seletividade no crédito, pode haver espera em algumas categorias do segmento. “O mercado de modelos de até 250 cilindradas está bastante aquecido. São, em sua maioria, veículos usados para o trabalho e deslocamentos urbanos e que têm tido boa procura nas Concessionárias”, diz Andreta Jr.

Motocicletas Eletrificadas

Apesar da queda em relação a setembro, o segmento já acumula alta de mais de 430% em 2022. “Como os emplacamentos de motocicletas eletrificadas vêm de uma base baixa, é natural que exista grande volatilidade percentual”, explica o Presidente da FENABRAVE.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Instituto Árvore da Vida e AVSI Brasil entregam novo espaço de coworking

O ambiente conta com computadores, internet, impressora, salas de reunião e outras ferrame…