Home Dicas e Serviços Efeitos gerados pelo desgaste da junta homocinética

Efeitos gerados pelo desgaste da junta homocinética

0

Vibração ao acelerar e ruídos em curvas são alguns dos indícios que podem indicar desgaste das juntas homocinéticas.

As juntas homocinéticas são de extrema importância para o desempenho do veículo. São elas as responsáveis pela transmissão de força do motor para as rodas. Sem essas peças, o veículo não se movimentaria com as rodas esterçadas, ou seja, as rodas perderiam a tração ao virar o volante em declives, lombadas ou irregularidades da pista. Por isso, é importante ficar atento a qualquer indício de avarias nas juntas homocinéticas. “Graxa saindo por rasgos da coifa é um dos indícios que o motorista deve levar o veículo a uma oficina de confiança para fazer a manutenção, pois rodar com o carro com a coifa comprometida fará com que a junta se desgaste precocemente”, comenta Jeferson Credidio, Gerente de Engenharia e Qualidade da Nakata. Quando desgastada, ao trafegar com o veículo ocorrerá um estalo, especialmente, em curvas ou em marcha a ré. “Caso a junta quebre, pode ocorrer a perda do controle do automóvel e ocasionar graves acidentes”, alerta.

Segundo o gerente, a homocinética vem com graxa especial de bissulfeto de molibdênio, selada com uma coifa de borracha e duas abraçadeiras. “Na aplicação da peça, é fundamental observar alguns detalhes, como a graxa adequada e o uso de ferramentas adequadas”, adverte. Atualmente, muitas homocinéticas acompanham abraçadeira tipo ponte. “É preciso utilizar alicate correto na hora da aplicação, pois, caso contrário, pode provocar rasgo, soltura e má vedação”, ressalta.

A Nakata recomenda ter atenção aos indícios de comprometimento das juntas homocinéticas e ao fazer a manutenção periódica do veículo observar sempre o estado das coifas para verificar se não há rasgos ou outras avarias.

Artigos Relacionados
Leia mais em Dicas e Serviços

Deixe um comentário

Veja também

Nova campanha do Fiat Fastback: um salto na categoria de SUVs

Filme estreia hoje com 30” no intervalo das novelas da Rede Globo e no domingo (2 de outub…