Home Dicas e Serviços Como cuidar dos líquidos do seu carro

Como cuidar dos líquidos do seu carro

Comentários desativados em Como cuidar dos líquidos do seu carro

Manutenção é a chave para uma vida longa do carro e um bom desempenho

Imagine praticar um esporte o dia inteiro sem nunca beber algo. Ou correr uma maratona sem acesso à água. Os corpos dos atletas precisam de água para manter o rendimento. E, assim como um atleta, o carro precisa de fluidos para operar com desempenho máximo.

A maioria das pessoas sabe que as trocas regulares de óleo são necessárias para uma boa manutenção do veículo, mas existem vários tipos diferentes de fluidos que desempenham papéis cruciais na capacidade de funcionamento de um carro.

E se esses fluidos secarem ou perderem a qualidade, pode-se gerar grandes danos às peças e mecanismos do carro, tornando-o inseguro para dirigir ou até mesmo sendo incapaz de dar partida. Geralmente, existem seis fluidos de carro cruciais para verificar regularmente como parte da rotina de manutenção de um veículo.

• Óleo de motor
• Líquido de arrefecimento
• Fluido de direção hidráulica
• Fluido de freio
• Fluído de transmissão
• Fluido do lavador de para-brisas

Para Luis Fernando Sabino, Gerente técnico do negócio de Aditivos e Lubrificantes da BASF verificar os fluidos essenciais do motor entre as verificações de rotina é uma ótima maneira de manter seu carro em boas condições de funcionamento. Segundo ele é uma maneira econômica e simples de evitar o aumento do consumo de combustível, impedir a redução da potência do motor, além de garantir a durabilidade dos sistemas e manter o valor de revenda do seu veículo.

“Isso também ajudará a manter os custos de reparo futuros baixos e diminuir os riscos de quebra. Não podemos deixar de enfatizar suficientemente a importância da manutenção regular e eficiente do carro, pois a conservação adequada do veículo vai certamente poupar muitas dores de cabeça, dinheiro e tempo a longo prazo”.
Seis fluidos para manter seu carro em forma:

Óleo de motor

O óleo é o fluido mais importante do carro; reduz o atrito dentro do motor e garante que tudo continue funcionando com eficiência. Ele também protege as partes móveis do motor de serem danificadas pelo calor e suas propriedades de limpeza podem ajudar a reduzir a sujeira que obstrui as aberturas do motor.

Líquido de arrefecimento

Mais da metade da energia produzida pelo carro é convertida em calor. O líquido de arrefecimento do motor ajuda a evitar o superaquecimento do motor, absorvendo esse calor e expelindo-o pelo escapamento. Sem arrefecimento, o motor atingiria temperaturas além de seus níveis de tolerância.

Fluido de direção hidráulica

Outro fluido importante que ajuda a manter o carro saudável é o fluido da direção hidráulica. Isso transmite potência ao sistema de direção e permite que o veículo rode sem esforço. Se o veículo está ficando difícil de dirigir, é importante verificar se o nível do fluido não está baixo ou vazio.

Fluido de freio

O fluido de freio é um dos fluidos mais essenciais que o carro precisa. Sem fluido de freio, o veículo não seria capaz de parar quando você pisar no pedal do freio, o que certamente colocaria a sua segurança em risco. A frenagem deve acontecer instantaneamente. Então, se você achar que há algum atraso ou sensação anormal em seus freios — esse fluido é a primeira coisa que você deve verificar.

Fluido de transmissão

O fluido de transmissão serve a um propósito semelhante ao óleo do motor; ele protege e resfria os componentes dentro de sua transmissão. Existem vários tipos diferentes de fluido de transmissão, por isso é importante usar o fluido recomendado no manual do proprietário do veículo para obter o melhor desempenho.

Líquido para Para-brisas

O líquido lava-vidros não tem qualquer efeito no desempenho do seu veículo, é simplesmente utilizado na limpeza do para-brisas enquanto o veículo está a ser conduzido e, portanto, é crucial para uma condução segura.
Todos os fluidos no veículo devem ser verificados pelo menos a cada intervalo de troca de óleo e alguns com mais frequência, conforme e quando necessário. Esses fluidos são vitais para manter seu carro em ótimo estado de funcionamento.

Artigos Relacionados
Leia mais em Dicas e Serviços
Comentários estão fechados

Veja também

Nova campanha do Fiat Fastback: um salto na categoria de SUVs

Filme estreia hoje com 30” no intervalo das novelas da Rede Globo e no domingo (2 de outub…