Home Notícias Audi inicia pré-venda do novo Q5 TFSIe quatro

Audi inicia pré-venda do novo Q5 TFSIe quatro

Comentários desativados em Audi inicia pré-venda do novo Q5 TFSIe quatro

Modelo chega à rede a partir de R$ 413.990,00 na modalidade venda direta

Engajada na eletrificação dos seus veículos e comprometida com a mobilidade sustentável, a Audi do Brasil anuncia a pré-venda do novo Q5 TFSI e quattro na rede de concessionárias da marca no país com preços a partir de R$ 413.990 na modalidade de Venda Direta e em lote exclusivo de 300 unidades. Fabricado na planta de San José Chiapa, no México, o modelo está disponível nas carrocerias SUV e Sportback, versões Performance e Performance Black, e inaugura no país a nova família de motores híbridos Plug-In (PHEV), mais modernos e eficientes, que oferecem a última geração da bateria de alta capacidade da fabricante e possuem excelente autonomia no modo puramente elétrico.

Moderno e eficiente, o novo propulsor representa a terceira geração do motor 2.0 TFSI à combustão (EA888), que desenvolve 252 cavalos de potência e 370 Nm de torque, atuando em conjunto com um propulsor elétrico síncrono de imãs permanentes (PSM), com 105 kW (143 cv) de potência máxima e até 350Nm de torque máximo já disponível em baixas rotações. O conjunto é acoplado à transmissão S tronic de sete velocidades com aceleração de 0 a 100 km/h realizada em apenas 5,3 segundos e a velocidade máxima (limitada eletronicamente) é de 210 km/h. No modo puramente elétrico, a velocidade máxima é de 135 km/h. Com a potência combinada, o Audi Q5 TFSIe quattro desenvolve 367 cv e 500 Nm de torque.

“Estamos comprometidos com a nossa agenda ambiental e acreditamos que a mobilidade sustentável seja um caminho para reduzir impactos no meio ambiente e construir uma sociedade mais equilibrada e saudável. Nesse sentido, usamos toda a nossa expertise na venda de veículos 100% elétricos no Brasil para trazer os novos Audi Q5 TFSIe quattro, um utilitário de luxo com motorização híbrida para atender aos consumidores que preferem realizar uma transição gradual dos modelos à combustão para os totalmente elétricos”, afirma Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil.


A bateria em íon-lítio de alta tensão está localizada abaixo do piso do porta-malas, é composta por 104 células prismáticas e possui capacidade de armazenamento de energia de 17,9 kWh com uma tensão de 381 volts. Para o controle ideal de temperatura, o seu circuito de refrigeração é conectado tanto ao circuito de refrigeração do sistema de ar-condicionado quanto ao circuito de baixa temperatura que alimenta o motor elétrico. O sistema de ar condicionado, por sua vez, possui uma bomba de calor integrada altamente eficiente que agrupa o calor residual dos componentes de alta tensão. Na prática, o sistema permite gerar uma potência de aquecimento de até 3 kW com 1 kW de energia elétrica, o que amplia a eficiência energética do veículo e proporciona uma sensação térmica mais agradável aos ocupantes.

Com garantia de oito anos ou até 160 mil quilômetros, a moderna bateria proporciona uma autonomia no modo puramente elétrico entre 56 e 62 km, no ciclo WLTP. Para realizar o carregamento de forma prática e segura, os modelos TFSIe da linha Q5 vêm de série com um sistema de carregamento compacto para garagem. O Q5 TFSIe quattro pode ser recarregado também em tomadas domésticas ou em tomadas industriais.


A condução do Q5 TFSIe quattro é dinâmica, eficiente e personalizável graças aos diferentes modos de condução, projetados para que o motorista possa realizar a maioria de suas tarefas diárias com energia elétrica, com o auxílio do motor à combustão de acordo com a situação. Existem quatro modos de operação. O modo elétrico é ativado automaticamente quando acionado o sistema de navegação por satélite, mas também pode ser selecionado manualmente por meio do botão seletor.

Nesse modo, a carga da bateria é distribuída de forma otimizada ao longo da rota para manter o consumo de energia no mínimo, sobretudo em condições de congestionamentos e tráfego intenso. O modo híbrido é acionado com base em uma vasta quantidade de dados, que incluem limites de velocidade, tipos de estradas, subidas e descidas no trajeto, distância total até o destino e perfil da rota escolhida.


Quando o motorista retira o pé do acelerador, o sistema de gerenciamento de direção decide, conforme a situação, entre a desaceleração com o motor desligado e a recuperação de energia, ou seja, a recuperação de energia cinética e sua conversão em energia elétrica. O propulsor elétrico realiza todas as desacelerações leves de até 0,1 g e pode gerar uma potência de até 25 kW. A recuperação do freio se estende até 0,2 g e pode recuperar até 80 kW de energia elétrica. Já os freios a disco hidráulicos são acionados somente durante desacelerações maiores que 0,2g.

O sistema Assistente de Eficiência Preditiva (PEA) ajusta o comportamento de recuperação por inércia usando as informações das rotas anteriores que constam no banco de dados de navegação e monitora a distância até o veículo à frente, utilizando sinais da câmera e do radar. Uma vez que o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) está ativado, o PEA auxilia o motorista freando e acelerando automaticamente para aumentar ainda mais a eficiência e o conforto.

Quando o condutor não está utilizando o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), ele recebe dicas sobre o momento certo de aliviar a pressão do acelerador. Essas dicas possuem integração com o pedal do acelerador e Audi Virtual Cockpit, que exibe informações relativas aos cruzamentos, curvas, rotatórias, saídas de rodovia e tráfego à frente.

Além do modo de condução híbrido, o motorista pode escolher outros três modos. O modo EV (Veículo Elétrico) é o padrão sempre que o veículo é ligado e conduzido exclusivamente no modo elétrico, desde que o condutor não pressione o pedal do acelerador até o seu fim de curso. No modo Hold, a capacidade da bateria é mantida no estágio atual. Já no modo Charge, o sistema de gerenciamento de acionamento aumenta a quantidade de energia na bateria com o auxílio do motor à combustão. Assim como na recuperação, o motor elétrico funciona como gerador para carregamento da bateria.


Oferecendo robustez e valentia para o utilitário encarar todos os tipos de terreno, a tração quattro ultra possui diversos ajustes e resulta em uma condução prazerosa e segura, com estabilidade direcional incomparável. Por meio da tração quattro ultra, a potência é distribuída para todas as rodas, sendo fornecida apenas às rodas dianteiras em condições regulares, de modo a priorizar a eficiência, com o eixo traseiro acionado em caso de necessidade.

O modelo esbanja um visual imponente e fascinante, com linhas musculosas e curvas dinâmicas. Na dianteira, o conjunto óptico Full LED Matrix é separado pela ampla grade frontal Singleframe octogonal e saídas de escape trapezoidais que revelam toda a sua esportividade. O caimento sutil do teto, a lateral fluída e a linha de cintura alta avançando sobre a tampa do porta-malas, com as lanternas formadas por elementos luminosos OLED tridimensionais e dinâmicos garantem um design leve e harmonioso.


Internamente, a cabine é revestida de materiais nobres e sofisticados. A posição elevada dos bancos garante uma visão panorâmica ao motorista e passageiros e a iluminação ambiente contribui com a sensação de requinte a bordo. Há amplo espaço a bordo para cinco ocupantes, os bancos traseiros podem ser deslocados longitudinalmente e o ângulo do encosto pode ser ajustado.

Os equipamentos disponíveis incluem ar-condicionado automático de três zonas, painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit, com resolução full HD de 12,3 polegadas e o sistema de entretenimento MMI touch, com tela sensível ao toque e conectividade com as plataformas Android Auto e Apple Carplay.


Acessórios Genuínos Audi

O novo Audi Q5 TFSIe conta com uma série acessórios exclusivos para a nova versão. O modelo pode ser equipado com as capas de chave, que aumentam a durabilidade da peça, e a linha de rodas diamantadas de 20 polegadas (modelos “Falx” e “Vox”), que foi aprovada em rigorosos testes e possui até quatro camadas de pintura, protegendo da influência da luz, intempéries e corrosão. O visual diferenciado realça ainda mais o design dinâmico do veículo. Está disponível com capas personalizadas de válvula e parafusos antifurto.

Também conta com o jogo de pedaleiras e descansa pé em aço escovado e borracha antiderrapante, que oferecem a mistura perfeita de design e segurança. A esportividade é reforçada pelos retrovisores em carbono. Já o conjunto exclusivo de tapetes de borracha são resistentes, recicláveis e precisamente ajustados às dimensões do piso. Com base antiderrapante, protegem a cabine da umidade e podem ser facilmente higienizados.

Os veículos podem receber também o Audi Beam, com suas poderosas luzes em LED que projetam símbolos da Audi no solo quando se abre a porta. São três imagens oferecidas: logotipo quatro argolas, logotipo Gecko e logotipo quattro. Para aumentar a conectividade a bordo, está disponível o cabo de conexão para iPhone e Samsung (tipo USB-C). Por fim, a câmera de gravação “Universal Traffic Recorder” – UTR (dianteira + traseira) registra imagens em alta resolução durante o trajeto.

Audi Q5 TFSI ainda mais potente

Além da inédita motorização híbrida, a Audi do Brasil também comercializará o Audi Q5 carroceria SUV com motor à gasolina. O veículo conta com o premiado motor 2.0 TFSI ajustado para entregar 265 cv de potência e torque de 370 Nm. A transmissão é a S tronic de dupla-embreagem e sete velocidades que oferece rápida troca de marchas e acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos.

O Audi Q5 traz controle de cruzeiro adaptativo e aviso de saída de faixa, faróis Full LED Matrix, lanternas com três tipos de assinaturas exclusivas, display com tela sensível ao toque, tecnologia de assistência elétrica de 12v, suspensão Multlink e a icônica tração quattro com tecnologia ultra.

O modelo como motor à gasolina está disponível nas concessionárias a partir de R$ 344.990,00 na modalidade venda direta.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

BMW abre nova linha de produção para módulos de bateria em Leipzig, na Alemanha

Produção de componentes eletrônicos é ampliada após investimento de 70 milhões de euros e …