Home Notícias A importância dos sinais que apontam a necessidade de manutenção do carro

A importância dos sinais que apontam a necessidade de manutenção do carro

Comentários desativados em A importância dos sinais que apontam a necessidade de manutenção do carro

Por Marcelo Martini

Não são raros os casos em que os descuidos com o automóvel resultam em graves problemas mecânicos e geram dor de cabeça aos proprietários. De acordo com dados do SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), até julho de 2022, o IPCA sobre conserto de automóveis apresentou alta de 10,2% no acumulado do ano, o que demonstra o aumento da busca por manutenção no mercado automotivo brasileiro.

Para evitar idas desnecessárias ao mecânico e problemas maiores como interrupções de funcionamento do automóvel durante viagens ou, até mesmo, acidentes, é ideal manter as revisões sempre em dia. Entretanto, na maioria das vezes, o carro pode indicar sinais de que haverá problemas a curto ou médio prazo, como a apresentação de luzes no painel de instrumentos ou ruídos incomuns ao funcionamento do automóvel.

Principais sinais de que o automóvel precisa de manutenção

De um modo geral, parte destes problemas são fáceis de serem percebidos e resolvidos. Por exemplo, caso o carro apresente aquecimento acima do normal, em alguns veículos a luz de temperatura acenderá, em outros o ponteiro de temperatura estará acima da metade, indicando que o motor chegou a uma temperatura crítica e que, possivelmente, o líquido de arrefecimento poderá ferver, sendo necessária a realização da manutenção.

Além deste, existem outros sinais que demandam cuidados imprescindíveis. A luz de sinalização do óleo do motor é um dos principais pontos, haja vista indicação de falhas na lubrificação da motorização, o que pode ocasionar problemas graves, inclusive fundir o motor. Neste caso, é necessário verificar o nível e a qualidade do óleo, bem como se há vazamentos, dado a responsabilidade de problemas como este frente à perda de fluídos.

Em casos de veículos automáticos, a luz do câmbio também pode estar presente no painel de instrumentos. Quando acesa, esta luz sinaliza baixo nível do óleo ou defeitos no sistema de transmissão do veículo. Neste sentido, é fundamental que o automóvel seja levado ao mecânico imediatamente e não seja mais utilizado até que o problema seja resolvido.

Já a luz da bateria não representa, necessariamente, um defeito na própria bateria do carro, mas, sim, um sinal de alerta para um mau funcionamento do sistema elétrico, que pode incluir, além da bateria, outros componentes, como o alternador, correias elétricas, bem como outros itens. Desta forma, mais do que se atentar à carga da bateria, é necessário cuidado com todo o sistema elétrico do automóvel.

Além do painel de instrumentos

Observar os sinais emitidos a partir do painel de instrumentos é uma das formas de garantir a saúde e a garantia do bom funcionamento do automóvel. Entretanto, estes cuidados não se resumem somente a isto. Outros indicativos podem estar ocultos neste painel, mas perceptíveis aos motoristas mais cuidadosos.

O consumo excessivo de combustível, falhas recorrentes no funcionamento do veículo, ou até mesmo ruídos anormais, podem ser sinais de que o motor esteja apresentando problemas na injeção eletrônica, como bicos injetores sujos, ou velas de ignição com defeitos ou fora do prazo de validade.

Além de todos estes indícios, é crucial verificar outros fluidos, como o do freio e da direção. Isto porque, mesmo que não causem problemas ao motor, são fundamentais para garantir a segurança do veículo e, principalmente, do condutor e passageiros.

Diante disto, é crucial que as revisões e a manutenção do automóvel estejam sempre alinhadas às indicações do fabricante. Além disso, é imprescindível estar atento a todos os sinais e indícios emitidos pelos veículos, das mais diversas formas, com o objetivo de garantir a saúde do automóvel, a economia do proprietário e a segurança dos passageiros.

Marcelo Martini é Gerente de Vendas do Aftermarket da FUCHS, maior fabricante independente de lubrificantes e produtos relacionados do mundo.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Instituto Árvore da Vida e AVSI Brasil entregam novo espaço de coworking

O ambiente conta com computadores, internet, impressora, salas de reunião e outras ferrame…